---
title: "Porto de Santos avança em sustentabilidade com R$ 40 milhões em descontos e hub de inovação"
author: "Redação"
date: "2026-05-25 16:24:00-03"
category: "Portos"
url: "http://tp.scale.press/portal/tp/post/2026/05/25/porto-de-santos-avanca-em-sustentabilidade-com-r-40-milhoes-em-descontos-e-hub-de-inovacao/md"
---

## Resumo
- Descontos de R$ 40,6 milhões desde 2023 para navios e terminais verdes
- Contrato com Fundação Valenciaport para planos de descarbonização em 22 meses
- Eletrificação do cais com energia da Usina de Itatinga desde 2024
- Hub de Inovação Armazém 7 inaugurado com 1,8 mil m²
- Convênio de R$ 7,5 milhões com Mackenzie para operação plena em 2027
- Parcerias com PIT e VTMIS em implantação
- Inventário de GEE com metodologia GHG Protocol desde 2021

---

A Autoridade Portuária de Santos concedeu desde 2023 descontos tarifários de R$ 40,6 milhões a navios e terminais que adotam práticas sustentáveis, sendo R$ 16,8 milhões apenas em 2025. O ministro de Portos e Aeroportos Tomé Franca e o presidente da APS Anderson Pomini participaram das iniciativas que incluem contrato com a Fundação Valenciaport para planos de descarbonização e energético. Projetos de eletrificação do cais com energia da Usina Hidrelétrica de Itatinga e parcerias para sequenciamento de operações avançam no porto.

## Descontos tarifários incentivam práticas verdes

Desde 2023 o desconto tarifário ofertado a navios e terminais que adotam práticas sustentáveis soma cerca de R$ 40,6 milhões. Somente em 2025 a cifra chega a R$ 16,8 milhões. Navios verdes atendem normas internacionais de emissões de carbono e níveis de ruído.

Presidente da APS Anderson Pomini afirmou que para a APS não é perda de receita, é investimento. O inventário anual de GEE desde 2021 com metodologia GHG Protocol homologada pela CETESB cobre 400 mil m² operacionais e 19,5 milhões m² vegetados.

Em outubro foi assinado contrato com Fundação Valenciaport para Plano de Descarbonização e Plano Diretor Energético com entrega prevista em 22 meses. Desde 2024 o projeto de eletrificação do cais utiliza energia da Usina Hidrelétrica de Itatinga para rebocadores.

## Parcerias ampliam eficiência operacional

Parceria com Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos para sequenciamento de caminhões e navios está em desenvolvimento. O sistema VTMIS encontra-se em implantação para melhorar o controle de tráfego marítimo.

Repotencialização da Usina de Itatinga está em estudos incluindo possibilidade de hidrogênio verde. Essas iniciativas conectam diretamente à redução de emissões e à modernização da matriz energética do porto.

## Hub de Inovação é inaugurado no Armazém 7

O Hub de Inovação Armazém 7 foi inaugurado em área de aproximadamente 1,8 mil metros quadrados próxima ao Parque Valongo e Centro Histórico. A cerimônia contou com a presença do ministro Tomé Franca e do presidente Anderson Pomini.

Convênio de R$ 7,5 milhões com o Instituto Mackenzie por 48 meses destina-se a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e capacitação. Previsão de plena operação é 2027 com espaços para startups, laboratórios, coworking, auditório e observatórios climáticos e oceanográficos.

Revitalização do Armazém 7 ocorreu via Termo de Ajustamento de Conduta com Ministério Público de São Paulo como contrapartida vinculada ao novo terminal de grãos da Cofco. Experiências com realidade aumentada completam o programa do hub.

## Próximos passos e impacto no setor

Os investimentos combinam incentivos tarifários com infraestrutura de inovação para acelerar a transição energética no Porto de Santos. A integração entre eletrificação, planejamento energético e hub tecnológico posiciona o porto em linha com exigências internacionais de redução de emissões.